sexta-feira, 30 de julho de 2010

Crónica do futebol

Para a tristeza dos brasileiros que torciam para o Brasil conquistar o hexacampeonato na Copa do Mundo da África do Sul,a seleçao que o Dunga comandava perdeu o jogo de sexta-feira 2 de Julho contra a Holanda,por 2 a 1.
Talvez o Brasil não teria voltado para casa, se os jogadores não tivessem ficado tão nervosos,pois este nervosismo fez com que a seleçao perdesse o que havia mais concreto no time o sistema de defesa


Texto feito pela aluna Vanessa

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Entrevista

O nosso entrevistado é Breno Thoen ele nasceu em Campo Bom. Ele conta que antigamente era tudo bem mais calmo que agora,era a rua de chão batido e passava um trem na rua dele.
Antigamente quando era criança gostava de caçar passarinho nas ruas.Entrou com 7 anos de idade na escola estudou numa escola envangelica,e quando era mais jovem trabalhava muito.
Com seus 19 anos de idade foi eleito na politica em Campo Bom.Ele conta que daquele tempo para cá a politica era bem diferente que agora mudou varias coisas.Passou alguns tempo como ele era bem conhecido na cidade passou a ser convidado para assumir a direçao da escola La Salle .E dali para frente foi convivendo com seu cargo e a família sempre dando apoio

Texto feito pelos alunos Nataly,Vanessa,Suelem,Caroline,Brenda,Vitor e Gustavo

quinta-feira, 22 de julho de 2010

CRONICAS DE PELÉ
Pelé foi um dos maiores jogadores do Brasil se não o melhor, ele fez muitos gols bonitos, ele fez mais de 1.000 gols para o Brasil, ele foi um dos únicos que conseguiu isso.
Autor: Thiago A.
O Brasil iniciou a semana conhecendo quem seriam os jogadores que iriam defender a seleção brasileira na Copa do Mundo.Neymar e Ganso eram os jogadores esperados pelos brasileiros,por serem as estrelas do momento:Robinho,Ganso e Neymar jogadores do santos.Mais infelizmente nao foi o que aconteceu,Dunga nao os convocou,claro que os brasileiros ficaram tristes,pois quem acabou sendo convocado nao conseguiu trazer o Hexa,na minha opniao Ronaldinho gaucho deveria estar nessa copa ,pois iria fazer bastante historia para os gauchos.Temos otimos jogadores no Brasil,varias opções de escolha mais infelizmente os bons nao foram convocados.O Brasil deve de esperar pelo proximo tecnico e pela copa do 2014.Se o tecnico for mais esperto que o Dunga e ser mais confiante em si e trabalhar mais com os jogadores podemos ser campeão e colocar a sexta estrela em nossa camisa da seleçao brasileira,o sonho do hexa para 2010 ficou para traz,mais podemos e vamos melhorar para trazer o Hexa e mostrar que somos capazes de ganhar a sexta estrela.Na minha opniao tambem nao foi culpa do Dunga bom totalmente nao foi culpa so dele,a culpa foi dos jogadores,eu sei que eles deram melhor de si mais podiam ter se esforçado mais.O que aconteceu com o Brasil foi o que aconteceu com todas as seleçoes que voltaram para seu país.Em copa do mundo só as mehores seleçoes ficam !
Nome:Caroline

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Oque aconteceu com o Brasil na copa?

Quando foi divulgada a escalação antes de começar a copa os torcedores não gostaram muito da escolha do técnico Dunga. Eles queriam Neymar, Ganso, Pato, Ronaldinho Gaúcho, etc.

Mesmo assim o Brasil foi para a copa com excelentes jogadores, e um bom técnico, mas isso não foi o suficiente para chegar ao final da copa e conquistar o hexa.

Ele jogou cinco jogos, três vitórias, um empate e uma derrota, que foi o suficiente para ser eliminada da copa. Essa derrota foi dia 02/07/10 no Port Elizabeth na África do Sul, pelo placar de dois a um para a Holanda.

Com isso o sonho do hexa ficou para 2014 aqui no Brasil.

Thiago Schenkel Winter.

o que houve com o Brasil ?

Tudo comesou quando o treinador Dunga não comvocou o Ronaldinho Gaucho, o Pato, o Ganso etre outros...Bom eu acho que o Dunga apostou nos qeu tinham mais "esperiência",por causa disso houve muita reclamação dos torsedores Brasileiros.
Nós primeiros jogos Dunga calou a boca de muitos torsedores que não acreditavam na selaçã0,mais infelismente num dos jogos mais importantes Dunga ou devo dizer os jogadores,ou melhor AMBOS falharão.No meu ponto de vista acho que faltou mais prearação técnica,forsa,coragen,animo pra vencer.
É perdemos, mais nóis Brasileiro numca desistimos nao é ? E o que nos resta agora é torser muito para que em 2014 podemos comquistar o EXA (à sexta estrela).

nome:Alcinda Gabriela Da Silva

terça-feira, 20 de julho de 2010

O futebol Mundial

Copas do Mundo, são todas muito bonitas de ver, todas elas fazem com que nós percebemos cada vez mais a arte do futebol. E os brasileiros, por enquanto, são os que mais estão felizes, o Brasil é o país que ganhou mais copas do mundo até hoje.
Dos melhores jogadores do mundo, muitos deles são brasileiros, o melhor é o Pelé, está em primeiro lugar na lista do cem melhores.
Estávamos no meio de uma copa, a Copa do Mundo da África. O Brasil estava quase na semi-final quando perdeu para a Holanda. Estávamos todos torcendo para que o Brasil ganhasse mais uma vez, para colocar mais orgulho e felicidade nos corações de nós, brasileiros, mais não foi dessa vez.

Por: Júlia Grando.

sábado, 17 de julho de 2010

Crônica

Para quem vai entrar para a calçada da fama precisa pisar numa bacia de argamassa onde os moldes dos pés que quando secam ficam as formas dos pés e é colocado na calçada da fama como o Pelé,Zico,Romario,Roberto Dinamite,Rivelino,Vavá e a primeira mulher a deixar a amarca dos pés na calçada da fama foi a jogadora Marta da seleção Brasileira de futebol feminino.

nome:Cássio José

sexta-feira, 9 de julho de 2010

O que aconteceu com o Brasil?

No dia 2/7/2010 sexta-feira o Brasil saiu da copa perdeu para Holanda.No jogo faltou mais habilidade,marcação e treino.Os jogadores jogaram com um expectativa de ganhar o jogo mais porem não foi assim Holanda conseguiu ganhar o jogo.
No primeiro tempo o Brasil jogou bem fez seu primeiro gol mais depois a Holanda conseguiu virar e fez dois gols em cima do Brasil.
Mais seguimos em frente e só esperamos a próxima copa em 2014 para assim podemos melhorar e ganharmos a copa.

Texto feito pelas alunas Vanessa e Tauana

O que houve com o Brasil?

Para nós brasileiros foi uma grande decepção cair fora da copa, todos contavam com a vitória do Brasil contra a Holanda, nós poderíamos ter voltado com o Hexa para casa, mais não foi dessa vez.
A nóssa comissão técnica fez uma convocação muito abaixo do esperado. Faltou jogadores de mais habilidade, principalmente no meio de campo, tanto que quando precisamos de jogadores no meio de campo, não tinha nem em campo nem no banco de reservas.
O Brasil sempre tem que ter jogadores diferenciados , de habilidades diferentes, pois nóis temos os melhores jogadores do mundo.
Todos foram muito querreiros e lutaram até o último minuto, mas realmente não foi dessa vez, não voltamos com a taça na mão, mas só o Brasil é penta campeão e com certeza na próxima copa o hexa é nosso, o Brasil é o país que tem mais títulos mundiais e isso com certeza é para nos deixar com orgulho do Brasil.

Por: Bruna M. C.

O que aconteceu com o Brasil?

Faltou muita marcação para o Brasi, eles acharam que o tima da Holanda iria jogar mal.
E o Brasil estava brincando muito com a Holanda no primeiro tempo, mas eu acho que eles deveriam ter goleado a Holanda no primeiro tempo.
Quando chegou o segundo temp, eles estavam cansados e ficaram olhando a bola passando na frente deles e nem faziam nada. O goleiro Júlio César estava cansado e passava para os jogadores tudo errado.
O Dunga deveria ter convocado o Ronaldinho Gaúcho e o Gansso, mas ele convocou o Grafite e o Nilmar, foi por isso que o Brasil perdeu para a Holanda. Não gostei muito do resultado.

Por: Guilherme Grando.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

A desgraça Brasileira

A desgraça brasileira foi a eliminação da Seleção Brasileira de futebol nas quartas de final, o Brasil poderia ter ganhado o jogo se eles continuassem a jogando como jogaram no 1º tempo, mas eles não jogaram bem e perderam a calma e acabaram batendo mais do que jogando.

Felipe Mello foi expulso e isso fez com que o Brasil perdesse a cabeça, o Brasil saiu ganhando com o gol de Robinho logo depois os Holandeses empataram e posteriormente viraram o jogo, os jogadores brasileiros ficaram muito tristes e não foi só eles, toda a nação brasileira, mais haverão outras copas e com certeza o Brasil irá ser CAMPEÃO!!!!

Texto feito pelo aluno Bruno G. S. de Brito
Entrevista
O nome da pessoa que entrevistamos é Luisa Elaine Dutra da Rosa Rempel, tem 50 anos, mora na rua Vetino Sander, n° 94, no bairro Imigrante Sul, ela está no momento parada, e ela nasceu em Novo Hamburgo.
A Luisa mora em Campo Bom há 25 anos, umas coisas boas que aconteceram que a dona Luisa sabe foram: A Praça Irmãos Veter, A CEI e A Ciclovia. Uma coisa ruim que Luisa não gosta é a falta de segurança, Parcão e a Ciclovia são os lugares mais bonitos em Campo Bom para Luisa, ela não considera Campo Bom um lugar violento, mas prefere Campo Bom no passado, o prefeito agora de 2010 é o Faisal Moti.
Uns pontos turísticos de Campo Bom são o Parcão, CEI e o Lago Irmãos Veter, um lugar que Luisa considera o mais pobre de Campo Bom é a Bavinha. Ela avalia o governo de agora BOM, ela é casada. Melhorias em Campo Bom foram Postos de Saúde, CEI, A Praça Irmãos Veter e melhorou bastante o CRAS que dá cursos gratuitos para todos. Ela tem uma vida simples, gosta de sair com o marido e a família e ama Campo Bom.
obs: Campo Bom tem 51 anos

Autores: Thiago A., Cássio e Patrick




o que aconteceu com o Brasil
Para o Brasil se classificar faltou jogar mais e melhor com a famosa jabulani.No primeiro tempo o Brasil tomou posse de todo jogo, mas não conseguiu ampliar o placar, se esforçou mas não achou o caminho para o gol, no segundo tempo a Holanda tomou posse do jogo e então aconteceu o que ninguem esperava, após um grande erro da arbitragem, aconteceu o primeiro gol da vitória da Holanda, em uma falha de Júlio César e Felipe Mello. O segundo gol, foi culpa da marcação, que deixou Snider livre na frente do gol, depois faltou postura emocional principalmente para Felipe Mello que acabou perdendo a cabeça.

autor: Thiago Andreolli Dias

O QUE ACONTECEU COM O BRASIL?
o brasil foi desclacificado por que o dunga não convocou jogadores mais experientes para o banco de reservas brasileiro mas não podemos culpar os jogadores que estavam la por que eles deram o maximo jogaram até o ultimo minuto tentaram mas não conseguiram se classificar.
Eu acho que as partidas que o brasil jogou ele não convenceu muito mas era oque nosso país tinha.
Agora vamos tentar a copa de 2014 com uma seleção nova e com jogadores mais experiêntes.

nome:Gabriel Mendes TURMA:71

quarta-feira, 7 de julho de 2010

O QUE ACONTECEU COM O BRASIL

O que aconteceu com o Brasil foi que jogou mal depois de levarem o gol de impate ficaram nervosos,perderam a cabeça,o emocional falou mais alto, foi mal escalado,tinha jogadores que não deveriam ter ido para a copa como: Felipe Melo e Michel Bastos alem disso depois veio o gol da virada e ai o nervosismo ficou maior e o desespero bateu muitos tentaram chegar ao gol sozinhos mas não conseguiram pois o arbitro era iniciante e ia muito atraz dos Holandeses e com a espulção de Felipe Melo o nervosismo aumentou e o tempo virou o maior adversario era o Brasil todo contra o tempo até que o arbitro apitou o fim da partida e ai a tristeza tomou conta do coração mas os jogadores jogaram com garra com vontade jogaram até o ultimo minuto e veio a desclasificaçaõ da copa da Africa nas quartas de final desanimando milhares de torcedores.

nome:Cássio José Nº:9

segunda-feira, 5 de julho de 2010

O que houve com o Brasil?

Muitos dizem que o Brasil entregou o jogo para a Holanda, outros que a Holanda tem o mesmo potencial que o Brasil, porém teve mais sorte, pode ser que foi isso, mais eu acho que o Brasil se intimidou muito no jogo. O primeiro tempo foi muito bom para o lado do Brasil, fizeram um gol antes de completar dez minutos de jogo, infelizmente o único da partida, já no segundo tempo, a Holanda virou o placar: 2x1 para a Holanda. O Brasil jogou bem, mas perderam muitos gols e muitos passes de bola.
Tomara que a Argentina não ganhe a copa, já que a Holanda ganhou do Brasil, que ganhe a copa de uma vez. Quando a copa começou eu queria que o Brasil ou a Itália ganhasse, pois sou de origem italiana, mais não foi dessa vez, vamos torcer para 2014 ganharmos mais uma estrelinha para a camisa da seleção.

Por: Júlia Grando

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Um pouco sobre a vida de Lourdes Luiza Sartori Igause

Lourdes Luiza Sartori Igause, mais conhecida como Dona Lourdes, tem 61 anos de idade, mora com sua mãe de 98 anos no município de Campo Bom (RS), no Bairro Imigrante, na rua Willy Trott á 18 anos.


Ela conta que aproximadamente dos anos de 1997 e 1998, ela estava dando aula na escola La Salle, e de repente viu chamas de fogo e muita fumaça saindo da Sociedade Canto Progresso.
O motivo do incêndio foi que pessoas estavam aquecendo a cera de chão no fogão, e começou a pegar fogo no local. Chegaram os bombeiros para apagar as chamas, e por sorte ninguém morreu. Depois desse incêndio toda a frente do lugar foi reformada.
Durante esses anos em que ela morou em Campo Bom, muita coisa mudou. Criaram novos postos de saúde, aumentou o número de casas, armazéns agora são mercados.
Na época não tinha muita violência, por isso as casas não eram cercadas, era tudo mais seguro. Agora sua rua continua muito tranquila, mas mesmo assim todas as casas têm grades. O bairro Imigrante é muito tranquilo.
A escola La Salle hoje em dia é bem maior, e o número de alunos também aumentou.
Muitas coisas ainda são iguais ao que eram antes: portas e janelas são as mesmas, a casa de Dona Lourdes é igual, porém tem grades e ela ainda tem rádios da época.
POR: JÚLIA GRANDO, GUILHERME GRANDO, ALCINDA GABRIELA DA SILVA E BRUNA MEZA CASA.