sexta-feira, 3 de setembro de 2010


A SEMANA FARROUPILHA E A MAÇONARIA GAÚCHA

A SEMANA FARROUPILHA E A MAÇONARIA GAÚCHA
FlavioMPinto

A Revolução Farroupilha nos legou uma Bandeira tricolor que nos orgulhamos, um Hino majestoso e um ideal que jamais morrerá, pois revive a cada Semana Farroupilha a cada Setembro nos milhares de piquetes , CTG e DTGs erguidos em todos os cantos do Universo onde haja um gaúcho.
Os ideais da Revolução Francesa fertilizavam os ricos campos pampeanos ao sul do Império do Brasil.

Revoltava-se o Rio Grande de São Pedro contra a metrópole, pegava em armas o povo gaúcho contra o que afirmava ser exploração do governo central.
No entanto, já desde os primórdios da revolta, um punhado de homens, brasileiros de fato, desejosos de ver seus ideais vitoriosos, demarcaram território em Porto Alegre e á sombra da Acácia em 19 de Setembro de 1835, deram partida ao movimento que legaria as gerações futuras um passado de glórias.
Honradez, Virtude e Sabedoria eram algumas das características marcantes e apanágios daqueles homens que tinham grandes responsabilidades com a Sociedade e com a Humanidade. Eram líderes e exerciam essa liderança pautada em sagrados princípios.
Não fugiram de suas responsabilidades. Não tinham medo e queriam empregar bem os destinos de suas vidas.
Ao findar-se a disputa de sangue, todos acordados do destino brilhante da província, com a mesma Vitalidade com que se aprumaram colocando-se á disposição e demonstraram desapego á vida em prol da causa comum, atiraram-se a nova batalha. Agora na reorganização da terra pacificada, tratando-a como uma família perfeitamente harmonizada e unida em todos os seus objetivos, desejosa de fraternalmente crescer, acolhendo juntos amigos e até então inimigos na condução do futuro, administrando como a condução de crianças para a vida.
A pureza de seus corações estampada nos seus ideais e ainda a manifesta atitude de solidariedade humana, característica do homem pampeano, originou definitivamente um povo sui-generis: o gaúcho, um ser humano eivado de valor e constãncia em todas as suas atitudes. Pois perseverou e venceu.
Liberdade, Igualdade e Humanidade passou a ser o lema desse povo encravado no sul do Brasil.
Nome:Leticia Miranda
Turma:71

Nenhum comentário:

Postar um comentário